terça-feira, 2 de dezembro de 2014


O Viva Que Eu Quero Ver traz sempre uma atração que gostaríamos de ter na tela do Canal Viva. No último mês, relembramos Você Decide, que, aparentemente, irá ganhar novas edições na TV Globo. Hoje, aproveitando a entrada de dezembro, vamos resgatar os especiais de fim de ano de Roberto Carlos e Xuxa, marcas registradas desta época.


O Rei e a Estrela-Guia
Fim de ano no Viva seria mais atraente com dupla de sucesso da Globo

Um episódio especial de Sai de Baixo, outro do Cassino do Chacrinha e também um da Família Dinossauro. Talvez um especial inédito com Xuxa Meneghel. Está é a programação de festas do Viva. Atrações que ficam a dever para uma época tão especial como esta, principalmente se formos pensar nos programas que o canal já exibiu, como os de Angélica e os especiais de dramaturgia, e no acervo de programas que a Globo possui, voltados para o Natal e Ano Novo. Dois grandes nomes, em especial, deveriam figurar entre as atrações de dezembro no canal.


Há 40 anos, Roberto Carlos figura entre as atrações de fim de ano da Globo. Seu especial é sempre aguardado pelo público, e comentado durante praticamente todo o ano, principalmente com as informações sobre gravações, convidados e músicas do repertório. Alguns programas, no entanto, obtiveram mais destaques que outros e se tornaram emblemáticos na história do cantor com a Globo. Selecionamos abaixo cinco programas do Rei que adoraríamos ver ou rever:

Roberto Carlos Especial - 1979
“São 15 anos de vida, venha conhecer o nosso circo eletrônico. Ele é feito de gente como você. Venha comigo!”. Assim Roberto Carlos abriu o especial que reverenciava os 15 anos de TV Globo, completados em 1980. Além dos tradicionais números musicais, o Rei protagonizou esquetes com o elenco dos programas humorísticos da casa (Agildo Ribeiro, Chico Anysio, Jô Soares e Os Trapalhões). As canções eram entremeadas também por um recital de poesia, com Dina Sfat, Francisco Cuoco, Paulo Gracindo e Vera Fischer. Christiane Torloni, lindíssima, surge em uma cena sobre os dilemas de um casal e a canção ‘Grito de Alerta’, que embalaria Água Viva no ano seguinte, era defendida no palco por Maria Bethânia. E o maestro João Carlos Martins, ao lado de Arthur Moreira Lima, acompanhou Roberto em ‘Detalhes’.


Roberto Carlos Especial - 1981
Os 40 anos de Roberto Carlos foram celebrados com o nascimento de Leonardo, filho de Wanderléa, visitado ainda na maternidade por ele e por Roberto Carlos. A história do Rei fora recuperada, desde sua participação como Cantor Mascarado no programa do Chacrinha até o sucesso com a Jovem Guarda. Entre os convidados, novamente Maria Bethânia e Tom Jobim. Roberto homenageava Vinícius de Moraes e também John Lennon, assassinado no ano anterior, com Imagine. A atração não seguia os moldes atuais: era feita quase toda em estúdio, sem auditório, e com poucas gravações em externas. Foi também o primeiro especial em que o clássico ‘Emoções’ foi executado.

Roberto Carlos Especial - 1982
Charles Chaplin, que vemos todas as noites na abertura de O Dono do Mundo, inspirou a concepção deste programa. Meus Amores da Televisão, divertida canção de Roberto e Erasmo, ganhou um clipe animado que contava com Bruna Lombardi, Christiane Torloni, Lídia Brondi e Regina Duarte, além das estrelas da novela Sol de Verão: Carla Camuratti, Débora Bloch e Irene Ravache. A presença feminina foi forte também nos números musicais, com as presenças de Jane Duboc, Joanna, Joyce, Zizi Possi e Maria Bethânia, novamente. Na época, Roberto Carlos namorava Myrian Rios, para quem compôs a canção A Atriz, anos depois. Com ela, o Rei cantou Cama e Mesa, que viria a entoar com Dira Paes, no especial de 2009.

Roberto Carlos Especial - 1988
O especial deste ano já vale pela entrevista de Roberto Carlos com um dos grandes nomes do esporte brasileiro, e um dos maiores ídolos do país: Ayrton Senna. Ainda, a musa do Globo de Ouro, Isabela Garcia, na época protagonista de Bebê a Bordo, em um número musical ambiente nos anos 50. E Rosanah, outra figura tarimbada da parada musical, surgia com seus hits e também em duetos com Roberto, como ‘Falando Sério’, ‘Olha’ e ‘Outra Vez’. O grande destaque, entretanto, foi dado ao show do Rei em Atlantic City e ao seu passeio pelas ruas de Nova Iorque. Aqui, o auditório já marcava presença.

Roberto Carlos Especial - Amigo
Exibido em 1992, o especial ganhou tal subtítulo por conta do falecimento de Augusto Cesar Vannucci, costumeiramente o diretor de especiais do Rei. Entre os convidados, outros grandes amigos, como Erasmo Carlos e Caetano Veloso, para quem Roberto compôs ‘Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos’. Ainda, a afilhada musical de Roberto, Kátia, famosa por suas participações no Globo de Ouro. Lembro-me deste especial com um dos primeiros que vi do Rei. Naquela noite de 25 de dezembro, o que mais me chamou a atenção fora o clipe em que vários atores da Globo entoavam a canção ‘Eu Quero Apenas’. E também a participação de Daniela Perez em um Auto de Natal exibido em meio aos números musicais.


O Natal era, costumeiramente, a data em que podíamos ver Xuxa no horário nobre global. Em 1987, pudemos acompanhar uma edição noturna do Xou da Xuxa, intitulada Natal da Xuxa. Apenas dois anos depois a apresentadora passaria a explorar seu lado atriz, configurando o estilo que marcaria seus programas seguintes: uma história lúdica, entremeadas com números musicais e entrevistas. Confira a seguir a nossa lista com cinco especiais de Xuxa que gostaríamos de rever!

Xuxa Especial - 1989
Ao chegar aos estúdios do Teatro Fênix, Xuxa é informada de que não haveria gravação naquele dia. Desolada, ela começa a conversar com um assistente de estúdio (interpretado pelo Menudo Robby Rosa), e diz que aquele seria o seu melhor Natal, já que ela poderia ser o Papai Noel de centenas de crianças, uma referência à sua fundação, criada recentemente. O especial trouxe uma homenagem de Xuxa à sua produção, incluindo nomes marcantes para a trajetória da apresentadora, como Andréia Sorvetão, Andréia Veiga e Angel, que participavam de uma gincana na qual ganhavam presentes e presenteava uma determinada instituição de caridade, com um Uno (sensação da época!). Ainda, a presença de irmã Dulce, cuja trajetória fora transformada em filme, recentemente.

Xuxa Especial - Fábrica de Ilusões
Talvez a minha primeira lembrança de um especial de Natal de Xuxa, que aqui surgia como Moleque, um garoto que invade a sala de projeção de um antigo cinema, no qual o responsável pelas fitas, Velho (Renato Pupo), decide exibir a película ‘Fábrica de Ilusões’. O programa foi todo entremeado por números musicais do álbum Xou da Xuxa Seis, diferentemente do de 1989, em que as canções de Xuxa quase não foram executadas. A atração trouxe clipes bastante coloridos, ambientados na tal fábrica de ilusões que deu nome à produção, e contou com Sérgio Mallandro, que estrearia seu programa infantil nas manhãs da Globo no ano seguinte.


Xuxa Especial - 1992
O álbum Xou da Xuxa Sete, último da série Xou da Xuxa, trouxe sucessos como Marquei um X. Com diversos clipes gravados em externas (de praia a acampamento cigano), e outros momentos produzidos em estúdio, o especial chamou a atenção pela caracterização de Xuxa como uma velhinha, que a partir de um álbum de recordações, trazia a história de seus antepassados, vistos nos clipes musicais. Este especial é marcante para mim, por se tratar do primeiro Natal em que nem todos os familiares se reuniram na noite do dia 24. No almoço do dia seguinte, no entanto, o assunto era um só: a beleza da Xuxa e a qualidade do programa.

Xuxa Especial - Crer Para Ver
Em 1994, Xuxa voltava a comandar uma atração infantil, após o término do Xou da Xuxa. O Xuxa Park, exibido aos sábados pela manhã, veio embalado por um novo álbum, Sexto Sentido. As canções deste disco, como Hey DJ e Jogo da Rima, abrilhantaram o especial, cujo maior destaque foi Gracinha Curiosa, a personagem vivida por Xuxa, que ficara encarregada, pelo duende Nicolau (Patrick de Oliveira), de entregar uma carta do Papai Noel à Rainha dos Baixinhos. Em sua jornada, Gracinha é confrontada por personagens clássicos das histórias infantis, insatisfeitos com seus destinos.

Xuxa Especial - Deu a Louca na Fantasia
Pegando carona no sucesso do especial anterior, a atração de 1995 recorria novamente às histórias infantis. Quando a luz da fantasia é aprisionada pelo Mestre do Mal, Xuxa precisa se unir às forças do bem para realocar as coisas em seus devidos lugares. O elenco de primeira contava com Ariclê Perez, Cláudia Jimenez, Miguel Falabella, Pedro Paulo Rangel e Tom Cavalcante. Nos números musicais, versões das músicas ao álbum Luz do Meu Caminho, que trazia sucessos como Salada Mista. Ainda, a presença da banda Mamonas Assassinas, sensação daquele ano.


E você, qual especial de Roberto Carlos ou de Xuxa gostaria de rever? Vamos nos mobilizar para que o Natal de 2015, no Viva, seja mais recheado do que este.

Um comentário:

  1. Há muita coisa legal para revermos, amigo. Suas dicas são nostálgicas e preciosas. Alguns programas mencionados na postagem fizeram parte da minha infância. Forte abraço.

    ResponderExcluir