domingo, 25 de janeiro de 2015

1992 na Globo

A estreia de Pedra Sobre Pedra se deu em meio aos especiais de fim de ano e férias, mais precisamente em 06 de janeiro de 1992. A trama se estendeu até 31 de julho, totalizando 178 capítulos. Neste período, a Globo estreou sua nova programação, com atrações que marcariam a história da emissora.

Primeiro Capítulo

Vamos conferir a grade de programação para São Paulo no dia 06 de janeiro de 1992, data de estreia de Pedra Sobre Pedra.


- A programação da Globo se iniciava às 06h30, cenário bastante diferente do atual, no qual a emissora lançou mão de um noticiário às 05h00, Hora Um da Notícia, para atender a um público que acorda cada vez mais cedo. A grade matinal possuía apenas uma hora de notícias, com o jornal local (Bom Dia São Paulo) ainda exibido após o de alcance nacional (Bom Dia Brasil).

- O Xou da Xuxa entrava em seu último ano de exibição. Apesar do sucesso, a fórmula do programa, exaustivamente copiada por outras emissoras, denotava sinais de desgaste. Soma-se a isto os intentos da apresentadora de investir em sua carreira internacional.

- Duas novelas já exibidas pelo Viva ocupavam o horário das 18h e 19h; respectivamente, Felicidade e Vamp.

- O especial Bibi in Concert foi gravado no ano anterior, durante a estreia do show homônimo no Teatro João Caetano. No espetáculo e no programa, Bibi Ferreira interpreta de canções populares, como Eu Sei Que Vou Te Amar, de Tom e Vinícius, até trechos de óperas, como La Traviata, de Giuseppe Verdi. Entre os números musicais, Bibi relembra importantes momentos de sua carreira, como o espetáculo “Piaf, a Vida de uma Estrela”, no qual interpretou Edith Piaf.

Destaques do ano


A Sessão Aventura, clássico das tardes nos anos 80 e 90, estreava sua temporada de férias naquele 06 de janeiro, após uma interrupção em julho do ano anterior, para a exibição da novela Roque Santeiro. Dentre os títulos, The Flash (às segundas), Barrados no Baile (inédito; terças), Ghost (nas quartas), Anjo Maldito (inédito; quintas) e Gêmeos do Outro Mundo (inédito; às sextas).

A linha de shows da Globo, exibida às 21h30, também trazia novidades. Nas segundas, a já tradicional Tela Quente reapresentava filmes vistos na faixa no ano anterior. O festival de reprises, que a Globo costumava exibir todo início do ano, prosseguia na Terça Nobre. A Escolinha do Professor Raimundo, comumente exibida aos sábados, fora transferida para as quartas. A série norte-americana Justiça Final era o cartaz de quinta-feira, enquanto o Globo Repórter ocupava as sextas.

Na faixa Terça Nobre, foi possível rever programas e especiais exibidos no ano anterior, além de atrações que compunham a grade de Natal da Globo em 1991. Destas últimas, o especial Xuxa em Fábrica de Ilusões pode ser revisto em 28 de janeiro. Na semana seguinte, 04 de fevereiro, foi a vez de Roberto Carlos com Viva Luz. Duas semanas depois, dia 18, os sertanejos Leandro & Leonardo deram o ar da graça com seu especial. Já o programa de Fábio Jr., exibido após o último capítulo de O Dono do Mundo, voltou ao ar em 03 de março. Dentre os especiais veiculados em 1991, pode-se rever Bravo, Bravíssimo! (21 de janeiro), sobre a vida e a obra de Dercy Gonçalves. O humorístico Dóris Para Maiores, que ocupara a linha de shows da Globo durante todo ano anterior, esteve na Terça Nobre em 25 de fevereiro e 24 de março. A atração mais reprisada do período, no entanto, foi o Programa Legal, de Luiz Fernando Guimarães e Regina Casé, no ar em 07 de janeiro (episódio sobre Miami), 11 de fevereiro (o baile funk), 10 de março (country), 17 de março (Bahia) e 31 de março (debatendo a ponte aérea).

Várias atrações especiais, como eventos ao vivo, também foram exibidas neste período. Na segunda, 13 de janeiro, Concertos Internacionais, apresentado logo após a Tela Quente, trazia As Quatro Estações, de Vivaldi. Os amistosos da seleção pré-olímpica também marcaram presença. O time brasileiro jogou contra o Uruguai (14 de janeiro), Estados Unidos (22 de janeiro), Peru (01° de fevereiro), Paraguai (03 de fevereiro), Colômbia (05 de fevereiro) e novamente contra o EUA (26 de fevereiro). Todos exibidos logo após Pedra Sobre Pedra.

Ainda, o festival Hollywood Rock, exibido após o Globo Repórter, em 24 de janeiro; logo depois do Super Cine, em 25 de janeiro; e dos Gols do Fantástico, no domingo, 26. Gravado na Praça da Apoteose, no Rio de Janeiro, e no Pacaembu, em São Paulo, o festival reuniu nomes como Lulu Santos, Paralamas do Sucesso, Titãs, Barão Vermelho, Skid Row e Seal, dentre outros. Na segunda, 03 de fevereiro, logo após o amistoso das seleções pré-olímpicas Brasil e Paraguai, a Globo exibiu uma compilação dos melhores momentos do Hollywood Rock.

Outro musical foi exibido naquele início de ano. Desta vez, numa tarde de sábado; mais precisamente, dia 29 de fevereiro. Às 17h15, entrava no ar Gilberto Gil Especial, show produzido em homenagem aos 427 anos da cidade do Rio de Janeiro. As músicas do disco Parabolicamará, cuja faixa principal esteve na trilha da novela Renascer, conduziram o espetáculo, dividindo a cena com canções que reverenciavam a capital fluminense, como Copacabana e Aquele Abraço, que encerrou o show. Gil ainda entoou Sina, de Djavan, e Pro Dia Nascer Feliz, de Cazuza e Frejat.

Após a linha de shows das 21h30, a Globo exibia a sessão Festival de Verão, no ar de janeiro a abril de 1992. Eis os filmes veiculados de terça a sexta, no período de 07 de janeiro a 03 de abril.

07 de janeiro: O Último Imperador
08 de janeiro: Onde Estão as Crianças?
09 de janeiro: Assassinato por Encomenda
10 de janeiro: Resgate Fatal

14 de janeiro: A Cor do Dinheiro
15 de janeiro: Um Longo Regresso
16 de janeiro: Estranhos Invasores
17 de janeiro: Bom Dia Vietnã


21 de janeiro: Uma Questão de Classe
22 de janeiro: Misericórdia ou Crime!
23 de janeiro: Romeu e Julieta

28 de janeiro: Julgamento Fatal
29 de janeiro: Os Doze Condenados - A Próxima Missão
30 de janeiro: A Casa do Espanto 2
31 de janeiro: Duas Paixões

04 de fevereiro: Os Desalmados
06 de fevereiro: Matar e Correr
07 de fevereiro: O Último Homem Inocente


11 de fevereiro: Meu Filho Está Vivo
12 de fevereiro: Uma Tacada da Pesada
13 de fevereiro: Uma Noite Alucinante
14 de fevereiro: O Assassinato de um Presidente

18 de fevereiro: O Primeiro Pecado Mortal
19 de fevereiro: Assassinato à Sangue Frio
20 de fevereiro: As Violetas São Azuis
21 de fevereiro: Invasores de Marte

25 de fevereiro: Depois de Horas
26 de fevereiro: Quando se Perde a Ilusão
27 de fevereiro: Hannah e Suas Irmãs
28 de fevereiro: Noivas em Perigo

03 de março: Highlander - O Guerreiro
04 de março: As Minas do Rei Salomão
05 de março: Galáxia do Terror
06 de março: O Resgate de Jéssica

10 de março: Mulher Nota 1000
11 de março: Crianças da Noite
12 de março: Olhos de Gato
13 de março: não encontramos registros

17 de março: Testemunha Cega
18 de março: Mais Forte Que o Ódio
19 de março: Tubarão 87 - A Vingança
20 de março: Histórias de Chicago

24 de março: Por Trás da Porta Fechada
25 de março: Quem Fica Com os Amigos?
26 de março: O Tempo Certo do Amor
27 de março: Amityville - A Casa do Medo

31 de março: Sonhos e Humilhações
01 de abril: Olhos Noturnos
02 de abril: A Volta dos Mortos Vivos
03 de abril: Julia e Julia

Aos sábados, o Super Cine, exibido logo após Pedra Sobre Pedra, trazia uma série de filmes clássicos. Sucessos da história do cinema, desde os seus primórdios.

11 de janeiro: Ben-Hur
18 de janeiro: O Poderoso Chefão
25 de janeiro: Uma Rajada de Balas
08 de fevereiro: A Noviça Rebelde
15 de fevereiro: Doutor Jivago
22 de fevereiro: Quo Vadis
29 de fevereiro: Missão Alien
07 de março: Cleópatra


14 de março: Mary Poppins
21 de março: A Filha de Ryan
28 de março: Spartacus
04 de abril: ET: O Extraterrestre

O cinema seria reverenciado, mais uma vez, com a transmissão da cerimônia do Oscar 92, na segunda, 30 de março, logo após a Tela Quente. O Silêncio dos Inocentes foi o grande vencedor da noite, arrebatando as categorias de melhor roteiro adaptado (Ted Tally, a partir do romance de Thomas Harris), melhor diretor (Jonathan Demme), melhor ator (Anthony Hopkins, por Hannibal Lacter), melhor atriz (Jodie Foster) e melhor filme (disputando com A Bela e a Fera, clássico dos estúdios Disney e o primeiro desenho animado a concorrer nesta categoria).

Os quatro primeiros meses de 1992 na Globo tiveram apenas uma grande estreia, fora Pedra Sobre Pedra. No dia 10 de fevereiro, foi ao ar Perigosas Peruas, novela de Carlos Lombardi que substituiu o sucesso Vamp, de Antonio Calmon. Enquanto a tresloucada trupe do Conde Vlad (Ney Latorraca) se despedia do horário das 19h, Cidinha (Vera Fischer) e Leda (Sílvia Pfeifer), duas amigas que disputaram o mesmo homem no passado, se reencontravam e passavam a questionar as escolhas que fizeram para suas vidas. Cidinha queria ser uma jornalista conceituada como Leda, que almejava sua rotina de dona-de-casa ao lado dos filhos e do homem amado; no caso, o mafioso Belo (Mário Gomes). O Vivo no Viva já relembrou Perigosas Peruas, sugerindo sua veiculação em um novo horário de novelas do Viva, destinado à exibição de tramas que acabaram “esquecidas” pelo grande público. Leia mais sobre a trama aqui!

Abril marcava o início da “nova” programação da Globo. De novo mesmo, apenas algumas atrações, que se tornariam marcantes na história da emissora. Os horários continuavam idênticos ao do início do ano e o festival de reprises já havia cessado.


A Sessão Aventura manteve apenas Barrados na Baile, um termômetro do sucesso da série que marcaria os anos 90. Nas segundas, entrou Profissão Perigo; quartas, Tiro Certo; quintas, Anjos da Lei; e nas sextas, Pega Ladrão. Pouco depois, em 07 de maio, Anjos da Lei fora substituída por Dama de Ouro, retornando ao ar para substituir Pega Ladrão, posteriormente.


Em 07 de abril, a Terça Nobre lançava sua nova safra de atrações. Para começar, o Programa Legal, já exibido com sucesso em 1991 e que manteria a boa repercussão até o final de 1992, quando fora extinto. Na semana seguinte, Leandro & Leonardo, seriado estrelado pela dupla sertaneja, entremeado por números musicais; o programa durou apenas 08 episódios, também se encerrando em dezembro de 1992. Já no dia 21, foi a vez do TV Pirata voltar ao ar, com nova formação (incluindo as presenças de Antonio Calloni, Marisa Orth e Otávio Augusto); assim como as outras atrações, fora extinto ainda em 92. Alguns dos redatores do TV Pirata conceberam ainda outro programa, que estreou na semana seguinte (dia 28): o Casseta & Planeta, Urgente!, que figurou por toda a década de 90 e início dos anos 2000 na Globo (a princípio, mensal; posteriormente, semanal). Aqui, além de participarem nos bastidores, Beto Silva, Bussunda, Cláudio Manoel, Hélio de La Peña, Hubert, Marcelo Madureira e Reinaldo surgiam no vídeo, protagonizando esquetes que popularizaram diferentes personagens, ao longo de toda a existência do humorístico.

Também em 07 de abril estreava a minissérie Tereza Batista, adaptação de Vicente Sesso para a obra de Jorge Amado. Tereza (Patrícia França), ainda criança, é vendida por sua tia ao capitão Justo (Herson Capri), um colecionador de meninas. Sem se intimidar diante da violência do capitão, Tereza logo se apaixona por Daniel (Hugo Gross). Descobertos, os dois matam Justo, mas apenas Tereza é presa, diante da negação de Daniel quanto à autoria do crime. Após viver um amor tranquilo com coronel Emiliano (Jorge Dória), Tereza se vê novamente desamparada e passa a trabalhar como prostituta para Veneranda (Zilka Salaberry). É o seu primeiro contato com as meninas da vida. Pouco depois, ela se muda para Salvador, na tentativa de esquecer seu grande e único amor, Januário Jereba (Humberto Martins), e lá passa a ganhar seu sustento como cantora de cabaré. O destino, porém, a impede de se unir a Almério (Stepan Nercessian) e a leva de volta para Jereba. A minissérie, exibida até 22 de maio e nunca reprisada, é constantemente lembrada pelos telespectadores do Viva para uma eventual reapresentação.


Na quarta, 08 de abril, entrou no ar o Você Decide, série de dramaturgia cujo final das histórias era decidido pelos telespectadores, por telefone. Antonio Fagundes apresentou o primeiro ano da atração. Naquela noite, explicitou o formato ao público, convidando os telespectadores a acompanharem, em seguida, o texto de Geraldo Carneiro, ‘Em Nome do Filho’, que levantava a seguinte questão: um delegado (Otávio Augusto) deve ou não entregar o filho criminoso (Eduardo Felipe)? O “sim” saiu vitorioso neste primeiro episódio. Já na semana seguinte, o programa não foi ao ar, em virtude da transmissão do amistoso Brasil x Finlândia. O Você Decide retornaria então apenas no dia 22, para dar prosseguimento à uma história de sucesso, até o declínio do texto e o desgaste da fórmula, que se encerrou melancolicamente em 2000.

A Escolinha do Professor Raimundo, que ocuparia as quartas durante os quatro primeiros meses do ano, voltou para os sábados à noite. Assim, o Super Cine deixou de ser exibido após o término do capítulo de Pedra Sobre Pedra.

A programação infantil também abrigaria as estreias da Globo para aquele 1992. Sérgio Mallandro, que havia migrado do SBT para a Xuxa Produções, em 1990, calcou um espaço na Globo logo no início da década, ocupando os sábados à tarde. Sem sucesso, a atração logo saiu do ar e Mallandro migrou para as carteiras da Escolinha do Professor Raimundo e o Xou da Xuxa, substituindo a apresentadora em suas férias. Diante do bom desempenho com o público infantil, a Globo resolveu dar uma nova atração a Sérgio Mallandro, diária, antecedendo o programa da Rainha dos Baixinhos. Assim, em 20 de abril, estreava o Show do Mallandro, que mantinha a mesma fórmula do Xou, com convidados musicais, brincadeiras com o auditório e desenhos animados. No ar das 8h às 09h30, o programa se estendeu até 17 de abril do ano seguinte, se encerrando junto com o Xou da Xuxa.

Xuxa, por sinal, estrearia um novo programa aos sábados, mais precisamente dia 25 de abril. O Paradão da Xuxa, que surgiu como um quadro do Xou em 1991, ganhava vida própria. Na atração, convidados musicais apresentavam suas canções de maior sucesso nas paradas do momento, reunindo no palco diferentes estilos musicais, com destaque para a música sertaneja, em alta no momento. Xuxa aparecia mais contida, bem como seu auditório, formado por adolescentes e adultos, apenas. Nem mesmo suas assistentes de palco, as Paquitas, figuraram na atração, que seguiu até dezembro de 1992. O Paradão, sem dúvida, seria uma ótima reprise para o Viva!

O mês de abril se encerrava com a exibição de Brasil x Uruguai, amistoso levado ao ar logo após Pedra Sobre Pedra, na quinta, dia 30.


Em maio, um grande sucesso voltava ao ar. Vale Tudo ocupava o posto de Fera Radical, em Vale a Pena Ver de Novo. A partir daquele dia 11, sempre às 13h25, o público pode vibrar novamente com a ascensão de Raquel (Regina Duarte), baseada no trabalho duro e na honestidade, em contraponto a sua filha, Maria de Fátima (Glória Pires), que progride através de trapaças e conluios com gente da pior espécie. Inclui-se aí dois dos maiores vilões de nossa dramaturgia: o empresário inescrupuloso Marco Aurélio (Reginaldo Faria) e a mais odiosa de nossas malvadas, Odete Roitman (Beatriz Segall). Após essa reprise, Vale Tudo voltaria ao ar, 22 anos depois, através do Canal Viva. Foi com a estreia da novela, à 00h45, que o Viva conseguiu calcar seu espaço na TV por assinatura. Vai valer sempre a pena ver de novo a obra de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, seja ela na íntegra, como no Viva, ou em 130 capítulos, como nessa reprise de 1992.

Uma curiosidade: no capítulo 11 da reprise de Vale Tudo, exibido em 25 de maio, Adriana Esteves surgia como figuração, em uma cena ambientada na revista Tomorrow. A participação não passou incólume pelo público, nem pela imprensa, que repercutiu a pequena aparição da estrela de Pedra Sobre Pedra na novela reexibida à tarde.

Na última semana de maio (terça, dia 26) estreou a minissérie norte-americana Destino Cruel, substituindo Tereza Batista. A trama, de apenas quatro capítulos, apresentava a dramatização da história real de dois casais que tiveram suas filhas trocadas no berçário. O último capítulo da produção, exibido na sexta, dia 29, coincidiu com o término de Felicidade, então cartaz das 18h.

A novela de Manoel Carlos, exibida pelo Viva entre 2012 e 2013, deu lugar à outra trama que deve figurar no canal em breve. Naquele 01° de junho, às 17h55, estreava Despedida de Solteiro. O folhetim de Walther Negrão, concebido às pressas para ocupar o horário após os impedimentos que protelaram o remake de Mulheres de Areia, contava a história de quatro amigos, presos injustamente, tentando recomeçar suas vidas após sete anos de detenção. A novela cumpriu bem sua função, mantendo os bons índices da antecessora, entregando em alta para a novela de Ivani Ribeiro, que, enfim, saía do papel, naquele fevereiro de 1993.


Dia 02, logo após a Terça Nobre, com Casseta & Planeta, Urgente!, estreou As Noivas de Copacabana. O serial killer Donato Menezes (Miguel Falabella) aterrorizou o público e as noivas que anunciavam a venda de seus vestidos em jornais. Impedido de se relacionar sexualmente com a namorada, Cinara (Patrícia Pillar), por conta do trauma que sofrera ao ser abandonado pela ex-noiva, Donato passou a perseguir mulheres que desejavam se desfazerem de seus vestidos de casamento. Após transar com as mesmas, as matava por asfixia. Coube ao detetive França (Reginaldo Faria) descobrir a autoria dos crimes. A obra de Dias Gomes, escrita em parceria com Ferreira Gullar e Marcílio Moraes, foi reprisada pelo Viva em 2013.

Seguindo a prática comum da Globo, na época, de exibir minisséries constantemente, fossem elas brasileiras ou estrangeiras, a emissora passou a exibir, tão logo As Noivas de Copacabana se encerrou, a série Marcada pela Sorte (em 04 capítulos, exibidos de 30 de junho a 03 de julho). Na semana seguinte, foi a vez de Condenado Por Não Matar, minissérie produzida na Inglaterra, Irlanda e Austrália. Na trama, um militante do Exército Republicano Irlandês decide sair da clandestinidade e se entrega à polícia britânica. Seus ex-companheiros, sentindo-se traídos, passam a persegui-lo. Ambas as produções ocuparam o horário até que a próxima minissérie brasileira, um grande sucesso daquele ano, estreasse.

Na semana de 29 de junho a 03 de julho, a Sessão da Tarde apresentou um especial dedicado aos Trapalhões, com exceção do dia 01°, em que a Globo exibiu uma partida de basquete entre Brasil e Uruguai, pelas Olímpiadas de Barcelona. Os filmes do quarteto, que abriram a temporada de férias da matinê, eram relativamente recentes: Uma Escola Atrapalhada, com Angélica e Supla (1990); O Casamento dos Trapalhões, com Dominó e Nádia Lippi (1988); Os Heróis Trapalhões em Uma Aventura na Selva, também com Angélica e Dominó (1988); e A Princesa Xuxa e Os Trapalhões, com Xuxa Meneghel (1989).

A última grande estreia da Globo enquanto Pedra Sobre Pedra esteve no ar foi Anos Rebeldes, minissérie emblemática para a história da emissora e do Brasil, após ter fomentado milhares de jovens a saírem as ruas clamando pelo impeachment do então presidente Fernando Collor de Melo. O casal João Alfredo (Cássio Gabus Mendes) e Maria Lúcia (Malu Mader), unidos pelo amor e separados pelas diferenças ideológicas, conduziam a obra, que retratou os anos de chumbo da ditadura militar. Reapresentada pelo Viva em duas ocasiões (em 2011, por ocasião do primeiro ano do canal, e em 2013), a minissérie estreou, originalmente, após mais um programa Leandro & Leonardo. E ainda estava no ar quando Pedra Sobre Pedra se encerrou, em 31 de julho.


Tela Quente

A sessão de filmes de todas as segundas não trouxe grandes novidades em 1992. O maior burburinho em torno de um cartaz da Tela Quente, no período em que Pedra Sobre Pedra esteve no ar, se deu quando o filme programado para 13 de julho, fora substituído, de última hora, por outro. Adoradores do Diabo, que trazia imagens brutais de sacrifício de crianças, deu lugar à Cherryl 2000, uma aventura futurista protagonizada por Melanie Griffith. A troca atendeu aos ensejos de telespectadores mais conservadores e também para evitar qualquer associação com um crime brutal ocorrido dias antes na cidade de Guaratuba, Paraná, onde uma criança de seis anos havia sido executada, como parte de um ritual macabro.


06 de janeiro: Os Caça-Fantasmas 2
13 de janeiro: Braddock 3 - O Resgate
20 de janeiro: Sem Licença Para Dirigir
27 de janeiro: De Caso Com a Máfia
03 de fevereiro: Brasil x Paraguai (amistoso das seleções pré-olímpicas)
10 de fevereiro: O Grande Dragão Branco
17 de fevereiro: Salve-Me Quem Puder
24 de fevereiro: Um Divórcio Complicado
02 de março: Globeleza 92 (desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro)
09 de março: Condenação Brutal
16 de março: A Bolha Assassina
23 de março: Projeto Secreto - Macacos
30 de março: O Rei da Paquera
06 de abril: Porky's Contra-Ataca
13 de abril: Desejo de Matar 4
20 de abril: Os Safados
27 de abril: Os Nerds Saem de Férias
04 de maio: Não Somos Anjos
11 de maio: Cocoon - O Regresso
18 de maio: As Novas Aventuras do Fusca
25 de maio: Loucuras em Plena Madrugada
01 de junho: Inferno Vermelho
08 de junho: Atraídos Pelo Perigo
15 de junho: Uma Secretária de Futuro
22 de junho: A Cegonha Não Pode Esperar
29 de junho: O Predador
06 de julho: Águia de Aço 2
13 de julho: Cherryl 2000
20 de julho: Aventuras no Paraíso
27 de julho: Uma Escola Muito Louca


Último Capítulo

Julho se encerrava com o término de Pedra Sobre Pedra, cujo capítulo final foi reprisado no sábado, 01° de agosto.




- O Show do Mallandro foi suspenso e o Xou da Xuxa reduzido para que a Globo pudesse exibir a partida entre as seleções femininas de vôlei, Brasil e Cuba.

- Ajustes também na faixa da tarde, com a redução de Vale Tudo (um capítulo de apenas 50 minutos) e o adiantamento da Escolinha do Professor Raimundo para 16h40 para que às 17h30 entrasse no ar o basquete masculino, com a disputa de Brasil e EUA. Com isso, Despedida de Solteiro entrou às 19h00 e Perigosas Peruas às 19h40.

- O último capítulo de Pedra Sobre Pedra, por sua vez, fora exibido com 45 minutos de atraso, indo das 21h15 às 22h35.

Nenhum comentário:

Postar um comentário